CFP divulga práticas e manifestações artísticas selecionadas na etapa nacional da I Mostra de Práticas Profissionais na RAPS
Iniciativa valoriza ações inovadoras e expressões artísticas de todo o Brasil comprometidas com o cuidado em liberdade e os direitos humanos na saúde mental.
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) anunciou, nesta sexta-feira (8), as práticas e manifestações artístico-culturais selecionadas para a etapa nacional da I Mostra Nacional de Práticas Profissionais na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). A iniciativa é promovida por meio do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop/CFP) e destaca experiências comprometidas com a Reforma Psiquiátrica, a luta antimanicomial e os princípios do cuidado em liberdade.
Com o tema “A Psicologia na luta pelo cuidado em liberdade: ontem, hoje, sempre!”, a Mostra visa dar visibilidade à atuação da Psicologia na RAPS, evidenciando práticas alinhadas à escuta qualificada, à promoção de direitos e ao cuidado psicossocial em diversos contextos.
Práticas profissionais
Após as etapas regionais realizadas entre novembro de 2024 e julho de 2025, 27 experiências foram selecionadas pelos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) para concorrer na etapa nacional. A comissão avaliadora considerou critérios como relevância, inovação e impacto das ações apresentadas.
Dessas, 7 práticas foram selecionadas como destaque nacional, representando as cinco regiões brasileiras:
- Região Centro-Oeste
Companhia Atravessa a Porta: cuidado, criação artística e cultura antimanicomial (CRP 01 – DF)
- Região Sudeste
Kilombinho: uma prática afrorreferenciada em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantojuvenil (CRP 06 – SP)
- Região Sul
A experiência de Enloucrescer e a atuação da Psicologia nas ações de reabilitação psicossocial em Blumenau/SC (CRP 12 – SC)
- Região Nordeste
– Iluminarte: a arte que ilumina a vida, a vida que ilumina a arte! (CRP 17 – RN)
– Da solidão à comunhão: um grupo de ouvidores em diálogo (CRP 19 – SE)
- Região Norte
– Caps fluvial de Abaetetuba: uma proposta de saúde mental no território das águas (CRP 10 – PA)
– A Psicologia na Central Integrada de Alternativas Penais do Amazonas (CIAPA): na promoção do acesso ao cuidado em liberdade (CRP 20 – AM)
Manifestações artístico-culturais
A Mostra também reconhece a potência das expressões artísticas produzidas por usuárias e usuários da RAPS. Das 68 inscrições recebidas, foram pré-selecionadas 10 obras com base em critérios como criatividade, originalidade, impacto visual e adequação ao tema.
As três manifestações mais votadas pelo público vão compor a publicação dos Anais da Mostra:
1º Lugar – “Dois Amantes”, Yasmin Oliveira (Três Lagoas – MS), com 42,6% dos votos.
2º Lugar – Sem título, Renielson Alves (Pesqueira – PE), com 13,3% dos votos.
3º Lugar– “Livre pra ser diferente”, Rafaela França, Santa Rita do Trivelato – MT, com 11,2% dos votos.
Próximos passos
A I Mostra Nacional integra as ações do CFP em defesa de uma Psicologia comprometida com a equidade, os direitos humanos e o cuidado em liberdade. A cerimônia de premiação das práticas vencedoras e manifestações artísticas ocorrerá no dia 4 de setembro de 2025, durante o 23º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), em Manaus (AM).