Sistema Conselhos

O Sistema Conselhos de Psicologia é formado pelo Conselho Federal e os 24 Conselhos Regionais de Psicologia. Os conselhos são órgãos públicos e tem sua atuação voltada a orientar, disciplinar, fiscalizar o exercício profissional das psicólogas e psicólogos em todo o território nacional.

Além de desenvolver ações locais dentro da jurisdição de cada órgão, existem projetos e ações conjuntamente pelo CFP e CRPs, uma dessas ações é o CREPOP.

O Sistema Conselhos de Psicologia está pautado pela democracia e diálogo com a categoria, buscando compreender suas demandas e produzir ações efetivas que vão ao encontro das necessidades apontadas.

A cada três anos, durante os Congressos Regionais de Psicologia, psicólogas e psicólogos de todo o país são convidados a apresentar propostas de ações que deverão ser desenvolvidas pelos conselhos. As propostas mais votadas regionalmente seguem para a etapa seguinte, durante o Congresso Nacional de Psicologia. As propostas aprovadas no CNP tornam-se diretrizes para as gestões do CFP e dos CRPs.

Além do diálogo com a categoria, é importante destacar o diálogo interno entre todos os Conselhos de Psicologia. Duas vezes por ano (maio e dezembro) ocorre a Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças (APAF). É neste espaço deliberativo que são construídas Resoluções, Notas Técnicas e demais consensos em diversos temas e que, na sequência, são referendados pelo Plenário do CFP.

Logo do Crepop